Pular para o conteúdo

08 dicas fundamentais para você abrir o seu negócio de sucesso em 2023

Getting your Trinity Audio player ready...

Abrir um negócio é o sonho de muitas pessoas, mas para torná-lo realidade, é preciso planejamento e estratégia. Aqui estão 10 dicas para ajudar você a colocar o seu plano em ação e alcançar o sucesso em 2023:

1 Defina seu objetivo claramente

definindo objetivos e metas
definindo objetivos e metas

 

Definir objetivos é uma parte essencial do processo de abrir um negócio próprio. Se você está pensando em se tornar um empreendedor, ter um objetivo claro é o ponto de partida para uma nova jornada profissional.

Ter um objetivo bem definido é crucial para tomar decisões estratégicas sobre seu negócio e aumentar suas chances de sucesso. Independentemente do setor escolhido, um objetivo claro é fundamental para alcançar resultados positivos.

Por exemplo, para mulheres que estão considerando iniciar um negócio de cílios, ter um objetivo bem definido é ainda mais importante. Com um objetivo claro, elas estarão preparadas para enfrentar os desafios e alcançar o sucesso em sua jornada empreendedora.

2 Conheça o mercado

Antes de iniciar um negócio, é importante ter conhecimento aprofundado sobre o mercado em que você vai atuar. Investigue a concorrência, identifique suas forças e fraquezas, e compreenda a percepção do público a respeito.
Conheça o mercado

Antes de iniciar um negócio, é crucial ter um conhecimento aprofundado sobre o mercado em que você deseja atuar. Para isso, é necessário fazer uma investigação cuidadosa e sistemática, investigando a concorrência, identificando suas forças e fraquezas, e compreendendo a percepção do público a respeito.

Utilize fontes confiáveis, como o SEBRAE, para obter dados estatísticos do setor e pesquise sobre mulheres empreendedoras que atuam na mesma área. Com esse conhecimento, você poderá identificar tendências, evitar erros comuns e estabelecer um plano de negócios sólido, aumentando assim suas chances de sucesso.

De acordo com Michael E. Gerber, autor de “O Empreendedor Eficaz“:

“A pesquisa sobre o mercado é o primeiro passo para o sucesso empreendedor. Sem ela, é como atirar no escuro. Sem pesquisa, é impossível entender o mercado, avaliar suas oportunidades e ameaças e tomar decisões informadas. É preciso fazer uma investigação cuidadosa e sistemática antes de lançar qualquer negócio.”

3 Escolha o modelo de negócio certo para você

 

A escolha do modelo certo para o seu negócio é crucial para o seu sucesso. Há muitas opções a se considerar, como imobiliário, restaurantes, lojas de roupas ou, por exemplo, cílios alongados.
Escolha alongamento de cílios

Cada modelo tem suas próprias vantagens e desafios, por isso, é importante avaliá-los cuidadosamente e tomar a decisão correta para seu negócio.

Como diz o empresário e autor, Peter Drucker:

“O sucesso de um negócio é determinado pela capacidade de seu modelo de negócio em gerar lucro.”

4 Elabore um plano de negócios detalhado

Elaborar um plano de negócios é fundamental para o êxito de um empreendimento. Com ele, as chances de conquistar financiamento, administrar seus investimentos e maximizar seu conhecimento sobre o negócio em questão, aumentam consideravelmente.Desenvolver um plano completo que inclua uma Demonstração de Resultados do Exercício (DRE) é uma etapa importante para abrir sua própria empresa.
Elabore um plano de negócios detalhado

Para te ajudar mais, veja agora estas 10 dicas de como elaborar um plano de negócios sólido:

  1. Definir objetivos
  2. Conhecer os custos
  3. Desenvolver estratégia de marketing
  4. Fazer previsões financeiras
  5. Definir orçamento
  6. Planejar equipe
  7. Escolher local adequado
  8. Acompanhar a concorrência
  9. Minimizar riscos
  10. Atualizar o plano regularmente

Elaborar um plano de negócios é fundamental para o sucesso de sua empresa, pois fornece direção e permite um conhecimento profundo sobre o negócio.

“Sem planejamento, o sucesso é uma ilusão.” – John Maxwell.

5 Determine os custos iniciais do seu negócio

Determine os custos iniciais do seu negócio

Aqui estão algumas sugestões para identificar esses gastos iniciais de seu empreendimento:

Se você está considerando iniciar seu próprio negócio, é vital realizar uma análise SWOT rigorosa antes de dar o primeiro passo.

Essa técnica poderosa de avaliação permite que empreendedores, especialmente mulheres, compreendam melhor as ameaças, oportunidades, forças e fraquezas de seu futuro negócio.

Ao equilibrar estes fatores, você terá uma visão mais clara dos desafios que pode enfrentar e poderá revisar e aperfeiçoar seu plano de negócios antes de tomar qualquer ação.

Isso aumentará suas chances de sucesso e lhe permitirá estar preparada para lidar com eventuais desafios.

Mas antes de avaliar seu negócio com a técnica SWOT, é crucial levantar uma lista detalhada dos gastos iniciais e avaliar as fontes de financiamento necessárias. Não deixe nenhuma despesa relacionada à partida do negócio ou à expansão futura de lado.

Alguns exemplos de gastos iniciais incluem despesas de instalação, aquisição de equipamentos ou mercadorias, taxas obrigatórias, gastos de mídia e marketing.

Em seguida, crie um orçamento detalhado para seu negócio. Esse orçamento ajudará a mensurar todos os gastos iniciais e a estabelecer uma previsão financeira realista. Ele também servirá como um indicador de sucesso e de onde é possível ampliar seus lucros.

Em suma, realizar uma análise SWOT rigorosa e levantar uma lista detalhada dos gastos iniciais, avaliar as fontes de financiamento e criar um orçamento detalhado para seu negócio são passos fundamentais na preparação para o sucesso de um negócio.

Não deixe de investir tempo e esforço nesses aspectos antes de começar a investir dinheiro em seu empreendimento.

O que é SWOT?

SWOT é uma sigla que significa “Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças”.

É uma técnica de análise estratégica que ajuda as empresas a identificar seus pontos fortes, fracos, as oportunidades e ameaças ao seu redor.

Esta análise permite que a empresa possa avaliar sua posição em relação ao mercado e aos concorrentes, e ajudar a planejar o futuro.

“A análise SWOT é uma técnica de avaliação valiosa para identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de uma empresa, permitindo-lhe tomar decisões estratégicas mais informadas e orientadas para o sucesso”. (Bryson, J. M. (2011). Strategic Planning for Public and Nonprofit Organizations: A Guide to Strengthening and Sustaining Organizational Achievement. San Francisco: John Wiley & Sons.)

6 Crie um diferencial competitivo para o seu negócio

Crie um diferencial competitivo para o seu negócio
Crie um diferencial competitivo para o seu negócio

Outra forma de criar um diferencial competitivo é identificar lacunas no mercado e preencher essas lacunas com soluções únicas ou inovadoras.

Além do mais, você pode oferecer um valor adicional aos seus clientes, como descontos, garantias, serviços pós-vendas ou programas de fidelidade.

Também é importante destacar sua marca e sua mensagem única, estabelecendo relacionamentos fortes com seus clientes e construindo uma reputação positiva.

Lembre-se de que, para ter sucesso, é necessário ter um diferencial competitivo sólido e consistente que possa ser mantido a longo prazo.

7 Monte uma equipe de colaboradores qualificados

Se você tem intenção de abrir o seu próprio negócio, é importante entender que não é suficiente adotar uma abordagem conservadora e esperar obter resultados satisfatórios.Outra forma de criar um diferencial competitivo é identificar lacunas no mercado e preencher essas lacunas com soluções únicas ou inovadoras. Outrossim, você pode oferecer um valor adicional aos seus clientes, como descontos, garantias, serviços pós-venda ou programas de fidelidade. Também é importante destacar sua marca e sua mensagem única, estabelecendo relacionamentos fortes com seus clientes e construindo uma reputação positiva. Lembre-se de que, para ter sucesso, é necessário ter um diferencial competitivo sólido e consistente que possa ser mantido a longo prazo.
Monte uma equipe de colaboradores qualificados

Se você é um empreendedor ambicioso e busca criar uma presença duradoura e bem-sucedida no mercado, é fundamental adotar uma abordagem inovadora.

Além de adotar uma postura conservadora, é necessário identificar as lacunas no mercado e preenchê-las com soluções únicas e inovadoras.

Oferecer valor adicional aos clientes, como descontos, garantias, serviços pós-venda e programas de fidelidade, pode ajudar a diferenciar seu negócio dos demais.

É importante destacar sua marca e mensagem única, construindo relacionamentos fortes com seus clientes e estabelecendo uma reputação positiva.

O sucesso empresarial requer dedicação, disciplina e muito trabalho árduo, mas se você está disposto a investir esses esforços, as recompensas podem ser imensas. Como afirmou David Rockefeller:

“o sucesso nos negócios requer treinamento, disciplina e muito trabalho duro. Mas se você não tem medo dessas coisas, as oportunidades são tão grandes hoje quanto sempre foram.”

8 Acompanhe os resultados do seu negócio

Acompanhe os resultados do seu negócio
Acompanhe os resultados do seu negócio

“Iniciar uma empresa é uma audaciosa decisão que requer muita dedicação e esforço para assegurar o êxito. Acompanhar os resultados é o derradeiro passo para consolidar um negócio bem-sucedido.

Definir objetivos e metas no início do empreendimento é uma obrigação que você deve cumprir para assegurar o sucesso de sua empresa.

É primordial estabelecer a trajetória de ação e verificar se os resultados estão alinhados ao que foi estabelecido.

O acompanhamento é fundamental para averiguar se você está alcançando sua meta, não apenas quanto à rentabilidade, mas também quanto ao relacionamento com fornecedores, parceiros e clientes.

Existem algumas estratégias que podem ajudá-lo a acompanhar e mensurar o progresso de sua empresa, como manter registros contábeis, ter um sistema de gestão de clientes e possuir um sistema de gestão de projetos.”

  • Considerações legais e fiscais
  • Estratégia empresarial
  • Levantamento de recursos financeiros
  • Networking profissional
  • Planejamento financeiro estratégico
  • Identidade de marca e marketing pessoal

— Dica 01: Desenvolva visão de oportunidade na presença de desafios

— Dica 02: Investimento em autoconhecimento e capacitação contínua

— Dica 03: Mantenha-se forte e flexível: erros são parte da jornada rumo ao sucesso

— Dica 04: Demonstre paixão pelo que faz e conquiste seus clientes com entusiasmo

— Dica 05: Não tema o risco, confie em seu intuição e siga em frente.

Essas 10 dicas para abrir seu próprio negócio foram cruciais para auxiliar mulheres empreendedoras a começar seu próprio empreendimento. Mas, para alcançar o sucesso, é fundamental ter dedicação e aprimoramento na área. Como diz o empresário J. Paul Getty:

“O sucesso na vida é 80% de preparação e 20% de oportunidade”.

E que melhor maneira de se preparar do que por meio de uma formação especializada?

O Curso de Alongamento de Cílios do Instituto Curso de Cílios é uma opção para mulheres que almejam se destacar no mercado de beleza. Além de aprender sobre alongamento de cílios, você terá acesso a uma ampla gama de conteúdos exclusivos sobre empreendedorismo feminino!